Há muito tempo morando na Europa, mais precisamente na Suíça, a atriz Luzimar Trottmann não esconde a saudade que tem do Brasil. “Eu moro aqui com um pé lá”, diz a atriz.
Há alguns anos sem visitar o Brasil, e sempre a par do que acontece nele, Luzimar virá para ficar dois meses para rever os amigos e a família e registrar tudo nas redes sociais. “Vou matar todas as saudades. Inquieta que sou, nem vou dormir direito”.
A atriz também não esconde sobre bons momentos que viveu na televisão brasileira nos anos 90/2000, no cinema e modelando, ambos trabalhos nos anos 80 e diz que está aberta a novos projetos no campo da atuação:
“Eu estou aberta a novos trabalhos e passaria uma boa temporada no Brasil para atuar, que é ainda uma das maiores paixões da minha vida”.
Luzimar Trottmann
Luzimar S. Mello Trottmann, brasileira, nascida em Vitória, capital do Espírito Santo, em 30 de Abril, conhecida pelo nome artístico Luzimar Trottmann, é modelo e atriz que participou de várias novelas da televisão, incluindo “Fera Ferida” e “Mulheres de Areia”, fez peças como “Francisco Alves – O Rei da Voz”, no teatro, e participou de filmes como “Rio Babilônia” e “Luz Del Fuego“, no cinema nacional.
Vida Pessoal
Filha de mãe carioca e pai capixaba, aos 15 anos, foi para o Rio de Janeiro para morar com os avós, e para continuar os estudos.
Como na década de 1990 os contratos em TV, em sua maioria, eram temporários, Luzimar arriscou-se em ir para a Europa, na primeira oportunidade, onde moram diversos parentes seus na Itália e na Alemanha. Todavia, desde pequena, seu sonho era conhecer a Suíça. Quando criança, adorava tomar Ovomaltine e, na época, havia um comercial que dizia “A fórmula suíça da boa saúde”. Com esse mantra, a jovem alimentou seu sonho, como se tivesse frisado e traçado seu próprio destino, numa tenra idade, a levando a realizá-lo, mais tarde, em 1999.
Na época, a atriz recebeu um dinheiro extra sobre as vendas de novelas, da Rede Globo de Televisão, que foram vendidas para os EUA e para a Rússia. O pagamento veio a reforçar seu subsídio para viajar para a Alemanha ver os familiares, porque o país faz fronteira com a Suíça, sentindo assim que seu sonho estava prestes a ser realizado. Assim o fez, unindo, então, o útil ao agradável. Luzimar adorava visitar museus, castelos medievais, montanhas, lagos, catedrais e etc…
Numa visita à Suíça alemã, a atriz contou que, na casa de arte (Kunsthaus), em Zurique, ao visitar uma exposição, conheceu um artista, um escultor. Com o passar do tempo, envolveram-se. Ele indo a Alemanha a visitar e ela, às vezes, também voltava à Suíça. Descobriram que tinham coisas em comum e acabaram casando-se e, mais tarde, a atriz tornou-se cidadã suíça. Luzimar nunca abandonou seu país de origem, o Brasil, visitando, assim, regularmente seus familiares, parentes e amigos. Com o tempo, chegou a fazer reciclagens de artes cênicas para não perder o gosto da arte de representar.
Luzimar aprendeu o básico do alemão em tempo recorde, mas para aperfeiçoar-se mais, fez cinco anos na escola. Para ter a cidadania absoluta suíça, teve prova escrita, oral e de conhecimentos gerais, passou com excelentes notas.
Para a atriz, ser cidadã de dois países é uma responsabilidade árdua, porque tem que cumprir com seus deveres como cidadã em ambos. Luzimar diz que, “na vida, o mais importante é amar e respeitar o próximo acima de tudo, fazer o bem sempre que puder, pois crê que esta é a grande meta para ser feliz”.
Vida Artística
Alguns anos mais tarde, assim que chegou no Rio de Janeiro, já modelando, cursou Patologia Clínica, profissão paralela esta, na época, aos trabalhos como modelo. Luzimar também fez curso na SOCILA, cursos livres de teatro, interpretação para a câmera, de onde surgiu trabalhos na TV TUPI.
Na TV TUPI, Luzimar ficou fixa nos programas humorísticos, como o “Apertura”, dirigido pelo saudoso Paulo Celestino. O programa também trazia nomes, como: Tutuca, Roni Rios e Dalma Ribas. Também participou do programa musical “Conversa de Botequim“, dirigido por João Roberto kelly. Além de dirigir, João Roberto Kelly também atuava no programa que era gravado todas as quartas-feiras. Diversos cantores da MPB se apresentavam nos programas da Tupi na época, inclusive tanto no Apertura quanto no Conversa de Botequim. Todos eram gravados na antiga TV Tupi, localizada no bairro da Urca, zona sul do Rio de Janeiro.
A modelo também fez fotonovelas, muito em voga na época, filmes e comerciais na década de 1980. A bela participou de um campeonato de futebol na praia de Copacabana pela Empresa União Carvalheira. Ela foi a goleira no time feminino. Ganharam troféus pela partida de 04 x 00.
Participou de vários filmes no cinema nacional. Luzimar fez participação no filme “Fugitivos em Fúria”, que foi todo rodado em Friburgo/RJ. A atriz também participou de uma produção francesa, o filme teve cenas rodadas na Confeitaria Colombo no Rio de Janeiro. A atriz também participou dos filmes “Noites cariocas” e “Rio Babilônia”.
No início dos anos 90, fez o curso Qualificação Profissional de Ator. Assim, dando-lhe oportunidades de trabalho na Rede Globo de Televisão, onde participou de novelas e seriados. Luzimar Trottmann também fez peças teatrais, concomitantemente. Em seu curso de qualificação profissional, ela foi considerada a atriz que mais cresceu no decorrer do curso. Foi a atriz revelação. E assim, formada em teatro pelo Liceu de Artes e Ofícios, Luzimar participou de diversas montagens teatrais, tais como: “Vereda da Salvação”, de Jorge Andrade, “Ed Mort”, com direção de Lia Sol, “Aurora da Minha vida”, de Naum Alves de Souza, “Sonhos de uma noite de verão”, de Shakespeare, com direção de Regina Fontenele, ela atuou no clássico “As Criadas”, de Jean Genet, em que ela mesma dirigiu. A peça foi adaptada para monólogo por Claire Digonn. Participou de vários outros trabalhos. Na época, a atriz tinha predileção por trabalhos dramáticos.
A atriz disputou o título de Garota de Ipanema, nos anos 90. Para manter a beleza e a boa forma, na época, para realizar os trabalhos, a loira, Luzimar Trottmann, fazia alongamento, ginástica localizada e aeróbica. Era muito assediada por sua beleza, mas tirava de letra fazendo amizade com as pessoas.
A atriz se recorda muito bem das festas das novelas com todo o elenco e das assinaturas dos contratos das mesmas. No amigo oculto da novela “Mulheres de Areia”, a atriz tirou o ator Marcos Frota. Na época das gravações da novela, a atriz conheceu a atriz Cléo Pires (filha de Glória Pires), quando criança. Luzimar também contracenou com Glória Pires, Jonas Block e Isadora Ribeiro. Na novela Mulheres de Areia, ela fazia uma moradora de Pontal D’Areia que reivindicava junto a população da cidade contra os mandos e desmandos do prefeito. Uma vez, nas gravações da novela Mulheres de Areia, o saudoso ator Raul Cortez deu carona para Luzimar até o teatro Henriqueta Brieba, na Tijuca, pois ela estava atrasada para a peça “Vereda da Salvação”.
Fez “As noivas de Copacabana”, com Patrícia Pillar e Miguel Falabella. Seriado CULT dos anos 90 de grande sucesso até hoje em meio aos fãs e admiradores de Falabella. Nos intervalos das gravações, Luzimar conversava sempre com Miguel.
Em Fera Ferida, Luzimar Trottmann fazia uma quenga do bordel da cidade de Tubiacanga. Desfilou na escola Grande Rio, na ala dos artistas, fazendo par com o saudoso ator Norton Nascimento. Ambos estavam no elenco da novela “Fera Ferida”, da Rede Globo. As revistas da época registraram o momento. No Jornal Dance News, na edição de Luzimar, o famoso comediante Jorge Dória aparecia na coroação da atriz Maria Zilda como Rainha das Atrizes na época.
Luzimar fez comerciais da Kalhil M. Gebara – Uma loja muito famosa de tecidos, com a direção de Henrique Laufer -, e fez também comerciais da Shell.
Participou da peça “Gente Coisa é Ultra Fina”, em 1994, que trazia direção da saudosa Lourdes de Moraes e texto de Suzane Galeão. Além da bela Luzimar, o elenco trazia Suzane Galeão, Samir Bárbara e Tany Nery, que atuava no Xou da Xuxa, fazendo a mudinha. A diretora Lourdes de Moraes havia trabalhado no Sítio do Pica-pau Amarelo.
No Você Decide – Episódio “Mamãe Coragem”, 1995, que trazia a atriz Cássia Kis, Luzimar fez uma boa participação, ela fez uma repórter. Sua cena se passava na entrada de um morro, onde sua personagem recebia uma estilhaçada de granada no rosto. A personagem de Cássia Kis permanecia deitada, próxima a personagem de Luzimar que já estava morta. O episódio levava direção de Mauro Mendonça Filho.
Já com a repercussão do musical sobre Francisco Alves, “Francisco Alves – O Rei da Voz”, (1995 – 1998), a atriz foi entrevistada pela Rádio Nacional a respeito da obra e peça do saudoso Francisco Alves. O destaque do elenco ficava por conta de Luzimar que brindava o público com primorosa interpretação ao lado de Dirceu de Mattos, que viveu o famoso cantor durante a fase áurea do rádio brasileiro. O texto da peça era do próprio Dirceu de Mattos que extraia da vida de Chico Alves os momentos de encantamento e ternura, associando-os às suas canções inesquecíveis. Além de Dirceu de Mattos e Luzimar Trottmann, o elenco era composto por Kátia Péres, Yonne Sorni, Soraya Climaco e Alberto Bayde. Os cenários e figurinos eram de Yonne Storni e Tânia Oiticia e a iluminação de Sérgio Canízio. Luzimar foi muito elogiada, além da beleza física, por sua interpretação no musical.
Um de seus desafios como atriz, Luzimar deseja fazer laboratório e interpretar uma vilã. Também, aberta à pauta da diversidade, a atriz gostaria de contracenar com uma trans.
Televisão – Programas de variedades
Luzimar começou trabalhando na TV Tupi em diversos programas, dentre eles:
*”Apertura” – Humorístico, em 1980, A direção era do Paulo Celestino (In memoriam) com boa audiência;
*”Conversa de Botequim” – programa musical do compositor João Roberto Kelly, 1980;
*”Almoço com as Estrelas” – da Lolita Rodrigues, 1980;
*Você Decide – Episódio “Mamãe Coragem” (Participação), 1995.
Televisão – Novelas e Seriados
*Olhai os lírios do Campo (Novela/Participação/Direção de Herval Rossano), 1980;
*Sinhá Moça (Novela/Participação/Direção de Reynaldo Boury e Jayme Monjardim), 1986;
*As noivas de Copacabana (Seriado/Participação/Direção de Roberto Farias), 1992;
*Mulheres de Areia (Novela/Personagem/Direção de Wolf Maya), 1993;
*Fera Ferida (Novela/Personagem/Direção de Dennis Carvalho e Marcos Paulo), 1994.
Teatro
Peça: A Cigarra e a Formiga, de La Fontein
Personagem: Cigarra.
Direção: Norma Delgado, 1989.
Peça: “As Criadas”, de Jean Genet
Monólogo, adaptação de Claire Digonn.
Personagem: Claire.
Interpretação e Direção: Luzimar Trottmann, 1991.
Peça: A noite de S. João, de Martins Pena
Personagem: Cigana.
Teatro: Teatro Dirceu de Mattos, em Santa Teresa/RJ, Sala Max, 1991.
Peça: Ed Mort
Personagem: Ecologista.
Direção: Lia Sol.
Teatro: Senac, 1999.
Peça: Órfãos de Jânio, de Milor Fernandes
Monólogo.
Personagem: Leila Diniz, 1992.
Peça: Prometeu Acorrentado, de Ésquilo
Personagem: Fada.
Direção: Regina Fontenele, 1993.
Peça: Vereda da Salvação
Personagem: Germana.
Texto: Jorge Andrade
Direção: Lourdes de Moraes.
Teatro: Sesc da Tijuca, 1993.
Peça: Gente coisa é Ultra Fina
Direção: Lourdes de Moraes.
Teatro: Teatro da Ilha do Governador, 1994.
Peça: Sonhos de uma noite de Verão, de William Shakespeare
Personagem: Helena.
Direção: Regina Fontenele, 1995.
Peça: A Cigarra e a Formiga, de La Fontein
Personagem: Cigarra.
Direção: Norma Delgado, 1998.
Peça: Francisco Alves – O Rei da Voz
Personagem: Perpétua.
Direção: Fernando Pfilbert.
Teatro: Henriqueta Brieba, 1995 – 1998.
Cinema
Filme: Um menino e uma mulher, 1980
Direção: Roberto Mauro.
Com: Monique Lafond.
Personagem: Judia.
Filme: Noites Cariocas, 1980
Direção: Carlos Imperial.
Personagem: Ninfa.
Filme: Mulheres, 1981
Direção: Carlos Imperial.
Personagem: Fada.
Filme: Rio Babilônia, 1982
Direção: Neville d’Almeida.
Com Norma Benguel, Jardel Filho, Jussara Calmon.
Personagem: Participação.
Filme: Luz Del Fuego, 1982
Direção: Neville D Almeida.
Com: Lucélia Santos e grande elenco.
Personagem: Participação.
Filme: Fugitivos em Fúria, 1984
Direção: Marcos Lyra.
Personagem: Vítima.
Capas de Revistas e Jornais
A atriz Luzimar Trottman também foi protagonista de várias capas de jornais e revistas, dentre eles:
- Jornal dos Esportes
- Jornal Folha Carioca
- Jornal Globo
- Jornal a Boca Povo
- Jornal Última hora
- Jornal Top News
- Jornal o Povo na Rua
- Jornal Copacentro
- Jornal O Povo
- Jornal Dance News
- Jornal A Notícia
- Revista Cruzeiro
- Revista Contigo
- Revista ExocTic People