Empresário explica a tendência e mostra como Brasil pode acompanhar o mercado
O Metaverso é a nova aposta das maiores empresas e as projeções indicam que, na próxima década, o setor representará um valor de 1 trilhão de dólares em receitas anuais. O dado levantado e obtido pelo banco de investimento JP Morgan justifica o Metaverso como uma das próximas tendências do mercado.
Enquanto o metaverso se expande e alcança outros nichos, Diego Ortiz, CEO da Verse e co-fundador da Chili, explica como se dá esse crescimento e por quê devemos ficar atentos à realidade aumentada no mundo empresarial.
Por que o metaverso cresce tanto?
Assim como foi com o Facebook e outras inovações digitais, a evolução acontece de forma natural, principalmente, a partir do desenvolvimento tecnológico. No que diz respeito ao Metaverso, a evolução da tecnologia é parte intrínseca ao crescimento do mundo da realidade virtual.
“As grandes empresas de tecnologia, como Apple, Nvidia e Microsoft investem, diariamente, milhares de dólares no desenvolvimento de novos aparatos que apoiem o metaverso”, comenta Ortiz.
Dessa forma, Diego explica que este crescimento é natural, à medida que são criadas e aprimoradas as partes, tanto materiais quanto digitais, que são necessárias para o funcionamento do metaverso. Além disso, ao passo que novas gerações chegam ao mercado de trabalho, a inovação é inerente.
“Enquanto alguns antiquados poderiam ter um pé atrás com a evolução para o mundo digital, isso vem de forma espontânea para as novas gerações, que nasceram em um mundo tecnológico com grande influência do digital. Dessa forma, com mentes inovadoras à frente, o metaverso promete expandir ainda mais”, analisa o CEO da Verse.
Esse é só o começo
Facebook aderiu ao Metaverso de forma rápida
No momento do nascimento de novas tecnologias, deve-se ter em mente que o progresso não é imediato. Em 2004, quando Mark Zuckerberg lançou a primeira versão do Facebook, era inimaginável o tamanho que a rede social tomaria, por exemplo.
“O que a gente tá encarando é uma nova estrutura em geral, que, obviamente, está em processos embrionários ainda”, explica o co-fundador da Chili. Diego acrescenta, ainda, que “as possibilidades do metaverso são infinitas”.
Tendências do Metaverso no Brasil
Existe a crença no Brasil de “não mexer no time que está ganhando” e, por isso, o mercado brasileiro pode deixar o timing de muitas tecnologias inovadoras passar. Essa tendência não é diferente no que diz respeito ao metaverso, Ortiz aponta para o cuidado no olhar neste momento.
“O que algumas empresas estão fazendo é, digamos assim, molhar o pé na água, verificar a temperatura da água. Algumas estão criando seus primeiros espaços no Metaverso e, ali dentro, tentando criar experiências para os usuários”. aponta Diego.
Contudo, é normal que os empresários brasileiros ainda não queiram mergulhar de cabeça neste investimento, afinal, é preciso compreender melhor as possibilidades do metaverso para melhor usufruir dele mais tarde. Porém, a falha está em subestimar este mercado e não se atentar a ele.
“A gente tem que ter a curiosidade de entender, a iniciativa de pesquisar mais sobre, ver o que outras marcas estão fazendo, entender essas possibilidades. Porque, no momento em que essa tecnologia for mais amplamente utilizada, nós, como empresários, não vamos estar atrás e vamos ser pioneiros na hora de inovar”, explica Ortiz.
Não lute contra a inovação
Diego pontua que o ser humano, por natureza, luta contra inovação. Logo, é importante quebrar a barreira do “preconceito” com o Metaverso e outros conceitos da Web 3.0. Nestes momentos, é necessário ter a sabedoria em reconhecer que a inovação é aprimoramento, para, assim, desapegar da perspectiva de que “o velho modo funciona” e não correr o risco de se tornar obsoleto.
“A melhor forma de diferenciar uma moda e um novo caminho do mercado é analisar o comportamento das maiores empresas do mundo com relação à essa tecnologia. A maioria, se não todas, estão envolvidas, em algum nível com o metaverso”, Diego dá a dica.
“Além disso, o caminho é o conhecimento, estudar e entender o metaverso para que, no futuro, essa inovação venha de uma maneira mais natural e benéfica”, finaliza.
Sobre a Verse
A Verse é uma agência de marketing digital voltada para a interação das marcas com a Web 3.0. Com a missão de ser pioneira em um mercado em evolução exponencial, a Verse chega na América Latina para propor o encontro das marcas com o desejo da comunidade de imergir cada vez mais em conceitos como Web 3.0, Metaverso, NFT e Blockchain. Para mais informações, acesse o nosso site.
Sobre a Chili
A Chili é uma agência de marketing digital com atuação em toda a América Latina, que tem como missão colocar suas marcas nos holofotes digitais. Fora do local comum de “agência parceira”, a Chili tem comprometimento com prazos, metas e resultados. Amigos, amigos, negócios à parte, com a gente, você apimenta sua visibilidade. Para mais informações, acesse o nosso site.