A inteligência artificial pode acabar com a profissão de redator? Veja!

Atualmente, profissionais de várias áreas têm medo de que a inteligência artificial tome os seus empregos. Conheça mais sobre o assunto.

Profissionais de diversas áreas estão com um medo cada vez maior de que a utilização de inteligência artificial (IA) acabe diminuindo a necessidade de funcionários humanos.

Esse cenário levaria à perda de empregos ou, no mínimo, uma diminuição nos salários, já que, em tese, “uma máquina” seria capaz de realizar o serviço por menos custo ao empregador.

Por exemplo, no ramo de redator, o ChatGPT – uma espécie de chatbot criado pela OpenAI – vem se provando um ótimo escritor, em diversos idiomas, inclusive.

Mas será que essa ferramenta é necessariamente um concorrente? Será que não existe uma maneira de conviver em harmonia e até mesmo utilizar a IA como um ajudante aos profissionais do ramo?

Essas são apenas algumas das perguntas trazidas com a crescente tecnologia, cada vez mais difundida nos mais variados setores da sociedade, inclusive o profissional. Em relação a utilizar a ferramenta como aliado profissional, os redatores podem obter os seguintes benefícios ao usarem o ChatGPT ou algum outro tipo de IA:

Benefícios de utilizar a IA

Maior comodidade

As inteligências artificiais chegaram ao mercado exatamente com esse conceito, de tornar o dia a dia muito mais prático, vide as assistentes virtuais, como a Siri ou a Alexa.

Aprimorar a escrita

É possível utilizar a IA artificial para aprimorar a escrita, já que ela fornece feedback sobre os textos produzidos, caso solicitada. Além disso, a ferramenta pode até mesmo apontar quais aspectos devem ser melhorados, para que o profissional busque estudar mais as áreas determinadas.

Mais rapidez

Incorporando a inteligência artificial no processo de escrita, é possível elaborar textos muito mais rapidamente, já que ela pode te auxiliar em pesquisas e coletas de dados, permitindo que o profissional se concentre totalmente na elaboração do texto.

São vários os benefícios para os redatores que utilizam a inteligência artificial, sendo que esses três são apenas breves exemplos. Mas será que o mercado passará a usar cada vez mais os programas e cada vez menos os profissionais humanos?

Empregadores que atuam na área ainda optam pelos funcionários tradicionais, já que a inteligência artificial ainda não está totalmente programada e adaptada para o setor, com servidores instáveis ou elaboração de texto insuficiente, pelo menos até o momento.

Mas a verdade é que a tendência da tecnologia é de se aprimorar e especializar cada vez mais, então, profissionais que estejam competindo, será preciso acompanhar o crescimento e demonstrar a necessidade de um cérebro humano por trás de cada matéria escrita aos empregadores, agências e afins.

Deixe um comentário

Seu endereço de email não será publicado Required fields are marked *

*