Evento ocorreu na manhã de segunda-feira, dia 10, e contou com as presenças das 27 candidatas ao Miss Brasil Terra, que acontece nesta quarta, em São Paulo
O subsecretário de Infraestrutura e Meio Ambiente do Governo de São Paulo, Cassiano Ávila, apresentou os detalhes do projeto de revitalização do Programa Novo Rio Pinheiros, para as 27 candidatas que concorrem ao Miss Brasil Terra.
Na ocasião, elas conheceram o Mirante Flutuante, localizado no Parque Bruno Covas, e puderam ver de perto o processo de despoluição do rio.
Novo Rio Pinheiros
Desde 2019, o Governo de SP, por meio do programa Novo Rio Pinheiros, conectou 650 mil imóveis ao sistema de tratamento de esgoto. Isso significa que 1,9 milhão de pessoas passaram a contar com serviços de saneamento básico. Também foram recolhidas 83,7 mil toneladas de lixo e retirados 761 mil m³ de sedimentos (mais de 30 mil caminhões basculantes), por meio de serviço de desassoreamento.
Em nova etapa do programa estão sendo construídas cinco unidades de recuperação da qualidade das águas, que ajudarão ainda mais a reduzir o esgoto que chega ao rio proveniente, principalmente, de áreas informais e/ou locais onde não há viabilidade para passagem dos coletores de carga orgânica.
Miss Brasil Terra
Contextualizado ao acontecimento está o Miss Brasil Terra, cuja final será pela primeira vez em São Paulo nesta quarta-feira, 12 de outubro, no WTC Events Center, e tem como missão levar a vencedora a não só abraçar as causas do concurso, como também de promover o ecoturismo pelos países ao redor do mundo.
A grande vencedora segue em novembro para o Miss Earth (Miss Terra), sediado em Manila, Filipinas. Com o objetivo sempre em foco, o Miss Terra tem crescido ao longo dos anos, alcançando um grande número de países interessados em enviar suas candidatas em busca da coroa, que representa os quatro elementos necessários para a vida no planeta: Fogo, Água, Terra e Ar.
O Brasil, desde sua primeira participação, em 2001, já possui duas coroas no certame, em 2004 e em 2009, com duas amazonenses, Priscilla Meirelles e Larissa Ramos.