Deepfake? Vídeo editado do Jornal Nacional mostra pesquisa falsa

Deepfake Vídeo editado do Jornal Nacional mostra pesquisa falsa

O período oficial de campanha eleitoral começou no dia16 e um vídeo falso começou a circular no WhatsApp, Twitter e YouTube. O conteúdo manipulado mostra a apresentadora do Jornal Nacional, Renata Vasconcelos, exibindo dados falsos sobre a última pesquisa de intenção de votos.

O vídeo conta com Vasconcelos apresentando uma pesquisa falsa em que o presidente Jair Bolsonaro aparece em primeiro lugar na pesquisa com 44% das intenções. Já o ex-presidente, Luiz Inácio Lula da Silva, é apresentado em segundo lugar com 32%. Contudo, a pesquisa real é totalmente ao contrário.

A informação verdadeira é que Lula está em primeiro lugar, com 44%, e Bolsonaro em segundo, com 32%. Os dados são da última pesquisa realizada pelo Ipec. Os detalhes corretos foram exibidos no Jornal Nacional, e uma captura do programa foi utilizada para realizar a falsificação das informações.

De acordo com informações do Uol, a TV Globo foi procurada para comentar sobre situação e confirmou que o vídeo não é real. Além disso, a emissora afirmou que está denunciando o material no Ministério Público Eleitoral (MPE) e Sistema de Alerta de Desinformação Contra as Eleições do Tribunal Superior Eleitoral (TSE).

https://youtu.be/rVsG6jn6xas

É mesmo deepfake?

Apesar de ser descrito pelo Uol como deepfake, o vídeo não parece utilizar técnicas avançadas para falsificar informações. O conteúdo falso basicamente pega um vídeo do Jornal Nacional e muda as informações de lugar com edições simples de imagem, que poderiam ter sido feitas até mesmo no celular.

As técnicas de deepfake costumam utilizar processamento avançado de imagem e inteligência artificial para manipular a voz e aparência. É o que explica o especialista Bruno Sartori, em entrevista cedida ao TecMundo em 2021, disponível no vídeo abaixo.

As técnicas de deepfake já são usadas para manipular narrativas políticas e recentemente ganharam destaque na Ucrânia. Durante a guerra contra a Rússia, a tecnologia já foi usada para mostrar o presidenteVolodymyr Zelensky se rendendo.

Nos Estados Unidos, diversos vídeos já imitaram a voz e rostos de políticos norte-americanos, como o ex-presidente Barack Obama. Em 2018, um vídeo falso também circulou no México, mostrando o presidente Andrés Manuel Lopes Obrador bêbado.

Então galera, esse foi mais um vídeo da playlist BABADO COM STYLLUS do canal de youtube da REVISTA STYLLUS. Já se inscreveu em nosso canal de youtube? Ainda não? Então se inscreva, deixe seu like e não esqueça de ativar o sininho das notificações para ficar sempre por dentro de novos vídeos de nosso canal de youtube.

Até o próximo vídeo.

Deixe um comentário

Seu endereço de email não será publicado Required fields are marked *

*