Rainha Diambi em Minas Gerais. O Palácio da Liberdade, no Bairro Funcionários, na Região Centro-Sul de Belo Horizonte, foi palco de uma solenidade e onde a rainha Diambi Kabatusuila, da República Democrática do Congo, foi recebida em uma cerimônia que marcou início da programação para as comemorações do Mês da Consciência Negra em Minas Gerais.
Fotos: acervo de Sua Majestade Real Rainha Diambi Kabatusuila
Rainha Diambi em Minas Gerais. A África como Berço da Ancestralidade Humana
A rainha Diambi Kabatusuila, reconhecida líder dos povos tradicionais da República Democrática do Congo, foi calorosamente recebida com muita festa.
Além disso, com o apoio de sua assessora e tradutora Uiara Zagolin, ela compartilhou reflexões profundas sobre a África, destacando-a como o “berço da ancestralidade humana”.
“Tenho que lembrar as pessoas que, a menos que você venha de outro planeta, somos todos africanos”, declarou.
O secretário de cultura, Lêonidas Oliveira, o superintendente de Relacionamentos Nacionais e Internacionais, Igor Temeirão, Isabel Casimira, conhecida como Belinha, rainha Conga de Minas Gerais.
Participaram também , além de vários outros representantes de terreiros de candomblé e blocos de carnaval também estiveram presentes.
Assim, a Diambi Kabatusuila reforçou a importância da preservação da herança africana em Minas Gerais.
“Quando vejo a beleza do povo brasileiro, particularmente em Minas, vejo uma história de vitória, de preservação de uma herança africana tão poderosa, tão bela e que tem muitas coisas, muita sabedoria, muito conhecimento para ajudar a criar um país melhor”, finalizou.
Confira mais matérias do colunista César Magalhães, CLICANDO AQUI