A atriz Regina Duarte de76 anos, divulgou informações falsas sobre o processo eleitoral brasileiro, ao endossar a tese de que o presidente Lula do PT não foi eleito pelo voto popular e sim por uma articulação conjunta do STF (Supremo Tribunal Federal) e do TSE (Tribunal Superior Eleitoral).
Em seu perfil no Instagram, Regina, sem apresentar qualquer prova, compartilhou um vídeo do procurador de Mato Grosso do Sul, Felipe Marcelo Gimenez, em tom de contestação e inconformismo com o resultado do pleito presidencial de 2022, que deu vitória a Lula sobre Jair Bolsonaro do PL.
Personalidades como Paulo Betti, José de Abreu, Elisa Lucinda e Astrid Fontenelle já repreenderam a artista e cobraram respeito por suas declarações polêmicas.
O vídeo mentiroso usado por Regina Duarte também já foi replicado pelo presidente derrotado.
Poucos dias depois dos atos de terrorismo praticados em Brasília, Jair Bolsonaro repostou a entrevista do procurador, mas apagou logo em seguida. Só que após a sua postagem milhares de Bolsonaristas que sempre acompanham suas postagens já tinham espalhado o vídeo.
Recentemente o Fantástico da Rede Globo publicou uma matéria dessa estratégia de jogar fogo na rede e depois a apagar a fonte do incêndio.
Na matéria que o Fantástico publicou o exemplo foi de uma postagem de Cássia Kiss onde a mesma publicou uma informação falsa e depois apagou.