7 livros para entender a área do Profissional de Marketing

O modelo de trabalho prioriza conquistar e fidelizar clientes. Autores como Claudio Torres e Robert Cialdini aparecem na lista.

Por César Magalhães

Discutir, explorar, criar, testar, atrair, entregar, conquistar e reter. Em palavras diretas, o Marketing se define assim. A área se preocupa em valorizar o produto, serviço ou a marca de um negócio. Dessa forma, o profissional do segmento define estratégias para conquistar e fidelizar clientes. Neste sábado (8/05), comemora-se o Dia do Profissional de Marketing. Por isso, o Metrópoles elegeu sete livros da área para homenageá-lo.

Atuantes da profissão, gestores empresariais e estudantes de comunicação no geral precisam estar atualizados sobre as últimas tendências do mercado. Afinal, para qualquer brainstorm fluir bem, depende de conhecimento. A maior empresa de Marketing de Conteúdo da América Latina, Rock Content, pontua que “Marketing é uma área focada na geração de valor”.

Assim, leituras diárias se tornam cruciais para enriquecer conteúdos.

Origem

Traduzida do inglês, a palavra marketing significa “mercado”. O conjunto de práticas comerciais tem origem no fim da Idade Média, século 15, com o crescimento das cidades. Porém, foi no século 20 que se firmou, por causa da Revolução Industrial e da economia de mercado.

Confira sete obras sobre o universo do Marketing para entender as nuances da área:

A Cauda Longa por Chris Anderson

A partir de filmes, livros e música, a obra de Chris Anderson, 2006, mostra que a Internet deu origem a um novo universo. Nele, a receita total de produtos de nicho, com baixo volume de vendas, é igual à receita total de poucos produtos de grande sucesso. Por esse motivo, nasceu o termo “cauda longa” para descrever essa situação.

Palavras que funcionam Capa comum 

Por que algumas pessoas se saem bem melhor falando em entrevistas de emprego? O que está por trás dos vitoriosos slogans de campanhas? Em Palavras que Funcionam, 2013, Frank Luntz expõe técnicas para uma linguagem eficaz. Ele oferece, ainda, uma compreensão de como achar e usar as palavras certas para conseguir o que quiser.

Como criar novos mercados e tornar a concorrência irrelevante

Com base em um estudo de 150 movimentos estratégicos, os professores W. Chan Kim e Renée Mauborgne chegaram a uma conclusão. Na obra de 2019, afirmam que o êxito duradouro não decorre da disputa feroz entre concorrentes. Na verdade, ele tem origem na criação de “oceanos azuis”.

A Lógica Do Consumo

Em A Lógica do Consumo, de 2018, Martin Lindstrom apresenta os bastidores das pesquisas que explicam por que determinado produto vende. A obra também mostra como o cérebro das pessoas responde aos estímulos da propaganda. Com casos reais de estudos de neuromarketing, o autor desfaz mitos. Um deles é o impacto do sexo na mente do consumidor.

As armas da persuasão

Cialdini criou uma obra acessível e informativa. O público é aquele que quer saber como influenciar pessoas e se defender dos manipuladores. Na obra, publicada em 2012, o autor desvenda seis princípios que governam o comportamento humano ao tomar uma decisão. Reciprocidade, compromisso e coerência e aprovação social estão na lista.

Biblia Do Marketing Digital Tudo O Que Voce Queria Saber Sobre Marketing

Qual E O Impacto Da Revolucao Digital Nos Negocios Como Sobreviver Em Um Mundo Onde O Digital Ganha Cada Vez Mais Terreno Como Trabalhar Com Os Novos Consumidores Nativos Digitais Como Planejar E Utilizar A Internet E As Tecnologias…

O ponto da virada

“Um livro fascinante que vai fazer você ver o mundo de forma diferente.” – Fortune

“Uma análise refinada das epidemias sociais, quer se trate de tendências da mo da, de doenças ou de padrões de comportamento, como a prática de crimes.” – USA Today

Você já ficou intrigado pensando no que faz com que um produto, um serviço ou mesmo atitudes virem moda da noite para o dia? Já imaginou que tipo de mudança faz, por exemplo, com que livros desconhecidos se transformem em best-sellers? Ou o que explica o aumento do consumo de cigarros entre os adolescentes, apesar da campanha antitabagista?

One comment

Deixe um comentário

Seu endereço de email não será publicado Required fields are marked *

*