Gravidez em Tempos de Covid 19: Cuidar da saúde Mental X Trabalho

Foto: Divulgação

Viviane Salvetti dá dicas de como passar por esse período sem tantas frustrações
A gravidez é um momento único na vida de uma mulher, porém, como lidar com o sentimento de estar gerando uma vida diante do caos que estamos vivenciando no Brasil? Tanto para mães de primeira viagem, como para mães de segunda ou terceira, os sentimentos de ansiedade, medos, preocupações e estresses são comuns para todas que estão passando por esse momento, principalmente quando não se tem uma rede de apoio que auxilie seja nos cuidados domésticos, no trabalho e até mesmo nos processos de autocuidado.

Foto: Divulgação

Além de todas as preocupações pertinentes à saúde da criança, as mães enfrentam outro dilema: manter a renda para sustentar seus filhos.

De acordo com uma pesquisa realizada pela startup Famivita com cerca de 7.500 mulheres no Brasil, 16% das mães foram demitidas no período da gravidez.

Para Viviane, o desafio foi ainda maior, já que ela lutou para que outras mães não perdessem suas rendas por estar no comando de uma empresa reconhecida no mercado, a Lip4Slim.

“Passamos por momentos complexos, a crise foi instaurada, perdemos clientes e até para conseguir fornecedores estava difícil, pensei que não fosse conseguir, mas pensar não só em mim como em outras mães que dependiam da minha empresa, me fez tirar forças de onde nem sabia que tinha e mantemos todas as funcionárias”, declara a empresária.


Para Vivi, manter o acompanhamento psicológico, ter a presença de uma doula (assistente de parto) e ter contato constante com pessoas queridas fez toda diferença para manter a saúde mental e emocional em dia.

“Momentos de frustração, picos altos e baixos, todas vamos ter e é inevitável, porém, se agarrem aos seus principais motivos de sorrir e mesmo que seja difícil, tente cuidar um pouco da sua autoestima também. Na reta final da gravidez separar mais tempo pra mim foi fundamental, fazia meus rituais de skincare, colocava um cheirinho no quarto…coisas simples, mas que me faziam sentir bem. Já não estava saindo, então precisava relexar mais, a tensão estava forte e isso não faz bem ao bebê”, afirma.

O uso de Recursos a favor do Auto-estima

A moda e tendências de beleza para mães também estão em alta mesmo em tempos tão complexos,

Vivi seguiu os conselhos de sua psicoterapeuta e ressalta sobre como utilizar os recursos que temos a favor da autoestima e bem-estar emocional.

“Se colocar um vestido novo, fazer uma maquiagem diferente, mudar os cabelos e tirar umas fotos te faz sentir melhor, por que não o fazer mesmo estando grávida? “

Muitas mães se esquecem de si nesse período e para recuperar o “tempo perdido” é complicado. Pratiquem muito o amor-próprio, não tem nada de errado nisso e vocês não devem se culpar por isso, afinal, cuidando de vocês, vocês estão cuidando do bebê também.

Outro alerta que a empresária deixa é sobre o excesso de cobranças para se tornar uma mãe perfeita.

“Já passou da hora de normalizarem o ser mãe e ser humana, afinal, mulher maravilha é só um personagem e nenhuma mulher “tem que dar conta de tudo sozinha”. Se permitam ter ajuda e ajudem quando vocês puderem ajudar, respeitemacima de tudo os seus ciclos e limites”, finaliza.

Publicidade:

O LADO OCULTO DA IGREJA UNIVERSAL

Deixe um comentário

Seu endereço de email não será publicado Required fields are marked *

*